Os cinéfilos de Lorena já podem começar a ronronar: o CineFest Gato Preto abriu, neste domingo (01), as inscrições de curtas metragens para a edição 2020. Neste ano, o evento acontece mais cedo que nas edições anteriores, entre os dias 22 e 26 de setembro.
A novidade da edição é a abertura da categoria de videoclipes que, de acordo com a produtora do evento, Priscila Cabett, vem para integrar e contemplar mais material audiovisual.
As inscrições vão até o dia 31 de março, e podem ser feitas no site www.cinefestgatopreto.com.br
Atividades paralelas
Além dos 4 dias do festival de curtas, o Gato Preto tem outras atividades para promover a cultura da união e amor pelo cinema:
- A Novena Cinematográfica, que antecede o festival, leva para Lorena e outras 8 cidades do Vale do Paraíba, uma sessão de curtas-metragens e um bate-papo, tudo regado a um lanche compartilhado pelos donos da casa, E;
- O GatoLab, que é um laboratório de roteiro para curtas-metragens, o primeiro da região. Neles, os participantes e amantes de cinema desenvolvem seu projeto, com a consultoria de cineastas em todas as etapas do processo. Ao final, o melhor roteiro recebe como prêmio uma verba para a produção do curta.
Mais detalhes sobre as atividades serão abordados futuramente aqui no site.
CineFest Gato Preto
O CineFest Gato Preto acontece desde 2004, nas dependências do centro Universitário Teresa d’Ávila. Foi idealizado pela professora Olga Arantes, que também é diretora do Cine Clube da cidade. Em 2015 a produtora Trapézio Produções Culturais assumiu uma parceria com a Fundação Olga de Sá, aprimorando o formato e expandindo o projeto para diversos filmes nacionais.
Considerado o maior festival de curtas do Vale do Paraíba e Cone Leste Paulista, o evento reúne mais de 10 sessões cinematográficas, apresentando 55 curtas-metragens de todo o Brasil.
A Prefeitura de Lorena, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, é uma das apoiadoras do festival.
Publicado por Guilherme Costa
Estagiário de Jornalismo - Inova FM
Fonte: Prefeitura de Lorena
Imagem/Divulgação: Prefeitura de Lorena