Em praticamente um mês, os casos de Dengue em Lorena chegam à marca de 234. O número preocupa a Secretaria de Saúde que, desde o último dia 20, disponibilizou um Hospital de Campanha para atender, exclusivamente, casos suspeitos da doença.
O Hospital de Campanha, inicialmente montado na sede da secretaria, foi transferido para o complexo da Santa Casa de Lorena, onde passou a operar desde o último dia 23. O local realiza exames para diagnóstico além de oferecer tratamento que inclui, a depender do quadro do paciente, hidratação endovenosa e entrega de medicamentos.
Do total de 598 notificações no período, 301 aguardam análise laboratorial e que o número de confirmações pode aumentar. Diante do cenário encontrado, o Departamento de Vigilância Epidemiológica intensificou os trabalhos dos Agentes de Controle de Vetores em relação às orientações casa a casa, nebulização nos bairros onde há casos reagentes, dependendo do caso, eliminação manual dos criadouros do Aedes Aegypti.
A partir da próxima segunda-feira (03), equipes da Secretaria de Saúde farão mutirão de limpeza nos bairros. O primeiro a receber é o Parque das Rodovias, que concentra o maior número de casos.
Vale ressaltar que não existe tratamento específico para a dengue. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico. A assistência em saúde é feita para aliviar os sintomas. Estão entre as formas de tratamento:
Fazer repouso;
Ingerir bastante líquido (água);
Não tomar medicamentos por conta própria;
A hidratação pode ser por via oral (ingestão de líquidos pela boca) ou por via intravenosa (com uso de soro, por exemplo);
O tratamento é feito de forma sintomática, sempre de acordo com avaliação do profissional de saúde, conforme cada caso.
Os principais sintomas da dengue são:
- Febre alta > 38,5ºC.
- Dores musculares intensas.
- Dor ao movimentar os olhos.
- Mal-estar.
- Falta de apetite.
- Dor de cabeça.
- Manchas vermelhas no corpo.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.
Publicado por Guilherme Costa
Estagiário de Jornalismo - Inova FM
Fonte: Prefeitura de Lorena
Imagem/Divulgação: Prefeitura de Lorena