A Prefeitura de Lorena e o Movimento Lorena pela VIDA em parceria com Programa de Mestrado em Direito, do Centro de Extensão Universitária e Ação Comunitária P. Carlos Leôncio da Silva, do UNISAL entregaram para quatro de nove escolas que ainda serão visitadas a Cartilha Direitos Humanos e Juventude.
A Estadual Joaquim Ferreira Pintom foi a primeira a ser visitada, e a ação foi feita para mais de 50 alunos. No ultimo dia 20 foram distribuídas cerca de 400 cartilhas. No dia 10 de novembro mais quatro escolas vão receber o material.
A Cartilha conta com a participação de Professores, Alunos e Ex-Alunos do Mestrado que escrevem sobre direitos e deveres dos jovens em vários setores da sociedade (meio ambiente, política, participação social), entre outros assuntos.
Segundo o Secretário de Cultura de Lorena e também um dos organizadores da cartilha, Roberto Bastos (Toto) sobre a importância do protagonismo do jovem na busca por direitos e deveres “Hoje vocês podem até não dar importância para tantos direitos e deveres, mas não esperem ficarem mais velhos para perceberem a importância de se envolver com a sociedade em que vivem e fazer a diferença”.
Esta cartilha possui 16 temas, um deles é a violência na escola e na universidade, que faz aos alunos pensarem e refletirem o tema que está sendo muito discutido atualmente, o ‘bullying’. O material pode ser acessado aqui.
Por: Felipe Rodrigues
Imagem: Divulgação - Prefeitura de Lorena