Lorena deu início a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) pelo Programa de Controle de Vetores que tem por objetivo combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e do zika vírus. Nesta ação serão traçados um mapa de infestação por bairro, no intuito de elaborar um planejamento adequado das ações para correção do problema, baixando assim, a infestação nestes locais.
A Prefeitura de Lorena solicita aos munícipes que atendem os agentes nas residências, já que o trabalho depende da inspeção e coleta das larvas encontradas, que serão enviadas para identificação posteriormente. Vale ressaltar que os agentes de Controle de Vetores trabalham de uniformes e possuem um crachá de identificação e nas vistorias, eles atuam sempre de dupla ou trio.
Algumas medidas preventivas ajudam no combate ao mosquito Aedes aegypti, como:
Evitar água parada.
Sempre que possível, esvaziar e escovar as paredes internas de recipientes que acumulam água.
Manter totalmente fechadas cisternas, caixas d’água e reservatórios provisórios tais como tambores e barris.
Furar pneus e guardá-los em locais protegidos das chuvas.
Guardar latas e garrafas emborcadas para não reter água.
Limpar periodicamente, calhas de telhados, marquises e rebaixos de banheiros e cozinhas, não permitindo o acúmulo de água.
Jogar quinzenalmente desinfetante nos ralos externos das edificações e nos internos pouco utilizados.
Encher com areia ou pó de pedra poços desativados ou depressões de terreno.
Em caso de dúvidas ou para mais informações a Prefeitura de Lorena disponibilizam o telefone 3159-3300 e solicite que a ligação seja encaminhada para a Equipe de Vetores.
Por: Felipe Rodrigues
Imagem: Internet